sábado, 21 de dezembro de 2013

NO MEIO DAS ALGAS

NO MEIO DAS ALGAS
Marlene Caminhoto Nassa

Nas ondas do meu ventre
Teu barco singra desgovernado
Sob meu olhar de gaivota
Faminta
Tua âncora é lançada
Sem que eu sinta
Usando a corda até o fim
Descendo por esse mar profundo
E fincando-se no fundo de mim

Ancorado e agora governado
Na sincronia de ondas
Raios de luz aquecem as águas
Transparecendo o dorso prateado
Do peixe esguio que se movimenta
Alucinado e fisgado
No meio das algas
Que agora tu salgas


ALMA DE FEL

ALMA DE FEL
Marlene Caminhoto Nassa

Como em uma torrente
De restos de uma antiga tormenta
Vem uma emoção diferente
E ela no meu peito se alimenta

Exaure-me a alegria e mente
A mim e a todos ao meu lado
Quando transforma em feliz liturgia
Profanando meu equilíbrio sagrado
As coisas do esquecido passado

É celebrado o batismo dessa falsa alegria
Em um altar capenga e pagão
Erguido nessa lembrança cruel
Despedaça me para sempre o coração

E enche-me a alma de fel

SOBRANDO

SOBRANDO
Marlene Caminhoto Nassa

Vou-me embora
Com as mãos abanado
E foram tantas as conquistas
Que eu mesma acabei sobrando

PÁGINA EM BRANCO
Marlene Caminhoto Nassa

Na pontinha dessa beira
Da página à minha frente
Tento me segurar de repente
Sentindo fluir em cadência
A inspiração e o precipício
Paro, respiro e a mim mesma eu falo:

__Escrevo tudo com fluência
Ou definitivamente eu me calo?

E na dúvida da razão e do vício
Que me assaltou no princípio
Fico sempre com a minha loucura
Abrindo meu coração e flanco

Quando a página está em branco

MEUS MEIOS

MEUS MEIOS
Marlene Caminhoto Nassa

Retires as tuas mãos
Dos meus seios
De onde até ontem
Fizestes recreios
Hoje me liberto
Desses freios
E voarei bem longe

Com meus próprios meios

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

A LINGUAGEM QUE ME CALA
Marlene Caminhoto 

Bebes o luar dos olhos meus
E eu me perco no calor dos teus
Minhas mãos tateiam pelas sendas
Do teu corpo nu banhado das águas
Que porejam do meu mar...
E minhas fendas são visitadas
Por tua boca
Sempre louca
Que desenha freneticamente
Imaginárias figuras em minha mente
Com tua língua no meu ventre...
No duelo travado dos nossos corpos
Enroscados docemente
Silencias os meus gritos com teu beijo
Enquanto teu falo fala
Sem pejo
A única linguagem que depois me cala!


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

POSSE DE SI...

  •  Invada... Tome posse, faça valer o usucapião de si... Não espere pela burocracia idiota humana... Ela não conhece a conjugação correta do carne e alma... Conhece carma... E carma não nos arma para enfrentar as batalhas do eu comigo... Apele a amigo... aquele que não olha só seu umbigo... Fique sempre consigo e eu lhe sigo... Encoste se no meu peito, adormeça... Talvez ainda dê jeito... Faça de si próprio o seu melhor feito! 

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

NATAL DE 2013

NATAL E MINHA REFLEXÃO...


 Eu gosto do Natal como uma festa para reunir a família e para quem tem crianças principalmente, pois é maravilhoso ver o encantamento delas! Mas o espírito do consumo desenfreado e a obrigação do presentear me encabulam um pouco e embaçam minhas emoções quando me lembro de crianças que nada ganharão... Concordo que seja uma data em que se revolve o passado e isso pode trazer nostalgia a quem hoje está sozinho... Tenho sensação de conforto e alegria no meio dos filhos, netas e familiares, mas também me lembro, vendo a fartura e até o desperdício muitas vezes, dos que NADA tem... É um contraste e dualidade de emoções que se chocam, sem dúvida... Não deixa de ser uma data de reflexão, de perdão, de solidariedade, de carinho, de AMOR! Uma data para que haja um renascer em nós de coisas boas, que é o verdadeiro espírito do Natal, o nascimento de Jesus, que pregou o amor e a caridade... Vamos olhar um pouco não só para as vitrines, mas também para quem está sozinho, abandonado até de si, os desvalidos, os necessitados... Que todos possam ter as alegrias e os sonhos concretizados, que não falte o essencial para se viver com dignidade... Que tenhamos um governo que cuide realmente dos menos favorecidos e que nunca mais haja tanta diferença social entre as pessoas... Que não falte comida, educação, saúde e moradia aos brasileiros! Não é necessário se ter muito, mas o necessário... E que todos tenhamos SAÚDE para podermos usufruir tudo de bom que a VIDA nos oferece! É isso que desejo aos meus queridos amigos! Meu melhor beijo e o abraço mais afetuoso, apertado e sincero que consigo dar a vocês e a toda família!

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MINHA OPINIÃO SOBRE A POLÍTICA ATUAL
(Marlene Caminhoto Nassa)

Se fizermos uma análise totalmente amadora, claro, nas redes sociais, principalmente no facebook, veremos pessoas que se posicionam como OPOSIÇÃO ao governo petralha. Há manifestações inclusive "em cima" dos atos, são rápidos para responderem, denunciarem, partilharem e nos dão a ideia de uma oposição imbatível!...
Quem olhar pode achar que há poucos com coragem de apoiar o governo e a situação, que a maioria esmagadora é OPOSIÇÃO, ao ponto de ficarmos imaginando se as pesquisas não são compradas, se as urnas não foram e são manipuláveis! Não sou profissional da área, nem sei qual parcela da população abrange todo esse contingente que é OPOSIÇÃO no twiter, facebook, de blogs e de grupos políticos abertos ou fechados aqui no facebook e dos quais até participo em alguns deles.
Mas o que sinto, fora pessoas de peso intelectual e cultural, jornalistas, articulistas, formadores de opinião mesmo, que se expressam na imprensa ou internet é que existe uma certa oposição, com críticas, denúncias, reflexões sobre a conjuntura política atual. Movimentos, petições, apoios, etc, são também encontradas na INTERNET.
Claro que mesmo votando em massa na OPOSIÇÃO, "fazendo a cabeça" de muitas pessoas, será INSUFICIENTE para ganhar uma eleição, quando lembramos dos milhões que recebem as famigeradas BOLSAS de tudo, que multiplicados por 3 pessoas por bolsa, fazem qualquer poste ser eleito! Os ignorantes não irão da noite para o dia politizarem se, abrirem os olhos e verem que são instrumentos usados e com o POVO PAGANDO A CONTA...
Mas quem faz as leis, quem se pronuncia ou vota, os partidos ditos de OPOSIÇÃO são débeis demais em relação ao rolo compressor que o governo faz com o NOSSO dinheiro, usando descaradamente a máquina a serviço exclusivo da perpetuação no poder. Fora todas as benesses oferecidas aos representantes legais na Câmara e Congresso, basta ver os disparates que votam e legislam! Mudaram algumas posturas logo depois das manifestações nas ruas, mas logo foi "providenciado" BADERNEIROS block tudo, que assustou e espantou as manifestações puras e espontâneas.
Não vejo oposição séria e contundente nos políticos que deveriam representar o povo mas só SE REPRESENTAM...
Temos que pensar de forma pragmática, até baseado nas pesquisas que apontam, junto com a possibilidade da reeleição, um descontentamento e uma vontade imensa de desejo de MUDANÇA e unirmos a oposição que está aí, NÃO HÁ OUTRA, e que haja uma dose menor de orgulho e vaidade e se pense em ganhar o poder para poder tentar fazer as reformas políticas que são necessárias, pois com os políticos que aí estão É IMPOSSÍVEL! Não querem perder as bocas e as vantagens, infelizmente. Desejar que cortem a carne deles é querer demais!
Fico angustiada e tento com as poucas armas que disponho tentar mudar e reverter esse contexto ao meu redor, como uma formiga, embora leve um banho gelado a cada nova descoberta horrorosa diária sobre o que é feito no país!
Proponho união mínima possível entre as oposições que se apresentam para ver se MUDAMOS alguma coisa... Continuo desanimada e triste em relação à política no país, mas também que está difícil aguentar o que temos!